domingo, 22 de abril de 2012

Este livro que vos deixo-António Aleixo

"Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
querer um Mundo novo a sério."


"Julgando um dever cumprir,
Sem descer no meu critério,
digo verdades a rir
aos que me mentem a sério!"

"Embora os meus olhos sejam,
os mais pequenos do Mundo
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo."

"Eu não tenho vistas largas,
nem grande sabedoria,
mas dão-me as horas amargas
lições de Filosofia."

"Eu não sei porque razão
certos homens a meu ver,
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer."

"Os que bons conselhos dão,
às vezes fazem-me rir,
por ver que eles mesmos são
incapazes de os seguir."

"P`ra mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem de trazer à mistura
qualquer coisa de verdade."

"Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço,
que sem parecer que o são,
são aquilo que eu pareço. "

"Uma mosca sem valor
poisa c`a mesma alegria
na careca de um doutor
como em qualquer porcaria."

"Diz que viver é sofrer...
concordo.Mas não compreendo
que ninguém ouse dizer
quanto se aprende sofrendo."

"Quem me vê dirá:não presta
nem mesmo quando lhe fale,
porque ninguém traz na testa
o selo de quanto vale."

"Muito contra o meu desejo,
 sem lhe querer dizer porquê,
finjo sempre que não vejo
quem finje que não me vê."

"Se pedir peço cantando,
sou mais atendido assim;
porque, se pedir chorando,
ninguém tem pena de mim."
(António Aleixo)