sábado, 7 de setembro de 2013

Alguns pensamentos de Einstein

O ano miraculoso de 1905
"O eterno mistério do Mundo é a possibilidade de o compreendermos...O facto de que ele seja compeensível é um milagre." (Física e Realidade -1936)


"A Mecânica Quântica é decerto impressionante.Uma voz interior, porém, diz-me que ela ainda não é a palavra final.A teoria diz muito, mas não nos deixa mais próximos dos segredos do "velho". De toda a maneira , estou convencido de que Ele não está jogando dados."(Carta a Max Born, 1926)

"
A ciência não é, e nunca será, um livro terminado.Todo o progresso importante levanta novas questões.Dificuldades novas e mais profundas são reveladas, posteriormente a cada desenvolvimento."
(A Evolução da Física, 1938)


"São engraçados  estes alemães.Para eles , sou uma flor malcheirosa, mas , mesmo assim , insistem em me colocar na sua lapela."(Diário de viagem pela América do Sul , 1925)


"Não sou um cidadão alemão,  nem há nada em mim que possa ser considerado"fé judia".Mas sou um judeu e tenho orgulho de pertencer ao povo judeu, mesmo que não os considere, de forma alguma, os eleitos de Deus."(Carta para a Associação Central dos cidadãos da fé judia, 1920)



"O sentimento pelo que deve ou não deve ser, cresce e morre como uma árvore, e nenhum fertilizante será de qualquer utilidade. O que o indivíduo pode fazer é dar o melhor exemplo, e ter a coragem de manter convicções éticas com toda a firmeza numa sociedade de cínicos.Por muito tempo tenho tentado comporta-me desta maneira, com um grau de sucesso variável."
  (Carta a Max Born , 1944)